Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo? Descubra seu Tipo de Cacho

Se você têm Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo, certamente sabe diferenciar, mas sabe descrever o tipo? Descubra seu Tipo de Cacho e assim utilize produtos voltados para seu cabelo e obtenha melhores resultados.

Os fios têm uma classificação específica conforme seu formato e textura. Se você nunca se importou com isso, saiba que é importante identificar qual é a categoria do cabelo para saber o melhor jeito de cuidar e tratar dos fios!

 

Classificação Quanto a Textura dos Fios

Essa classificação já existe algum tempo, mesmo que não muito divulgada. Foi criada nos EUA e separa cada um dos tipos em categorias, de acordo com a textura do fio. O que é levado em conta é o tamanho do cacho formado: quanto menor, maior o número dentro da classificação. Claro, tudo isso considerando a forma natural das madeixas!

Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo? Descubra seu Tipo de Cacho

  • Tipo 1 – Liso

Totalmente liso, sem nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas sem obstáculos.

Subdivide-se em: 1A (Fino), 1B (Médio) e 1C (Grosso).

 

Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo? Descubra seu Tipo de Cacho

  • Tipo 2 – Ondulado

É aquele que não é liso mas não chega a formar espirais. Forma mechas em padrão de S, verdadeiras ondas. Costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz. Estes fios precisam de produtos que prometem mais definição do que hidratação.

2A (Fino) – A raiz dele é lisa, mas no comprimento, quando modelado, forma cachos largos nas pontas.

2B (Médio)  – Nesse tipo as ondas são mais definidas, mas não chega a formar cachos. Esse cabelo geralmente tem um formato da letra S bem largo, solto e raiz lisa.

2C (Grosso)  – As ondas em formato de S são bem definidas desde a raiz. O desenho é mais fechado que o 2B e, geralmente, têm mais volume que as classificações anteriores de ondulados.

 

Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo? Descubra seu Tipo de Cacho

  • Tipo 3 – Cacheado

Cabelos cacheados costumam ter fios mais volumosos e frágeis. Diferentes dos ondulados, os cachos são bem definidos, dos mais soltos aos cachinhos mais anelados.

3A Cachos Soltos – É um cabelo com cachos largos bem formados e redondos, cachos soltos e fácil de modelar.

3B Cachos Apertados – São cabelos com aquele cachos mais definidos e não tão largos e bem espiralados. Á partir deste tipo é necessário maiores cuidados para se ter um cacho bonito e tratado.

3C Cachos Super Apertados – Neste tipo de cabelo os cachos se apresentam muito  fechadinhos e estreitos.

Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo? Descubra seu Tipo de Cacho

  • Tipo 4 – Crespo

No tipo 4 estão os cabelos geralmente conhecidos como afro. O que se afirma é que são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o fios, por causa da textura. Por isso, necessitam de bastante hidratação para que revelem toda a sua beleza e não se quebrem à medida que vão crescendo.

4A (Macio) – É um cabelo com cachos bem estreitos, assemelhá-se a molinhas muito miúdas. À partir deste tipo não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia ou até aderir ao método co-wash.

4B (Seco) – Neste tipo as mechas tem formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. São fios secos então sele as cutículas com algum tipo de óleo natural (como o de coco, jojoba, argan e etc – que nunca contenha óleos minerais), para que a hidratação não escape.

4C (Sem formato) –  Possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. Não há uma percepção dos cachos. É um cabelo bem volumoso e precisa de constantes cuidados e hidratações. Este tipo de cabelo pede um corte estilo black, mais alto ou mais baixo, dependendo do gosto. Cremes pesados ainda ajudam a dar uma aparência mais alongadas aos fios deste tipo. É recomendado fazer hidratações potentes a cada 3 dias.

Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo? Descubra seu Tipo de Cacho

A identificação do seu tipo de cabelo ajudará na escolha de tratamentos, técnicas e produtos!

Espero que vocês tenham gostado! Beijos e até a próxima!  kiss

Comments

comments